quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Aprendiz de costureira

Esta é uma daquelas estórias que ficam pra contar muito tempo mais tarde.
Quando eu tinha uns dois anos de idade, ficava a maior parte dos meus dias com minha tia Lu que ainda era solteira e morava na casa de meus avós. 
Naquela época era comum as mulheres costurarem as próprias roupas, difícil não ver em uma casa um quadro exibindo um diploma de costureira.
Eu pequena não lembro, mas devia ficar atentamente observando cada movimento da minha tia querida, que hoje chamo de minha segunda mãe, minha mãe espiritual. Não me lembro muito de momentos com minha mãe que, tendo minha irmã recém nascida não dava conta das duas, meu avô materno e a tia Lu iam me buscar e me traziam pra casa da vó. 
Conta a tia, que um dia ao entrar no quarto dela em que eu estava sozinha, sentiu o sangue gelar ao me ver com a boquinha cheia de alfinetes enfileirados entre os lábios pequeninos.
Pensou, que se fosse brusca eu poderia me assustar e engolir os alfinetes. 
Com calma ela se aproximou e tirou os alfinetes da minha  boca.  
Minha tia conta que ela tinha esta mania, colocar os alfinetes na boca para depois prender na roupa que estava costurando e eu quis fazer igual. 
Por Sônia Regina
Foto tirada no ano de 1966 quando eu tinha dois aninhos! 

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Anjo meu

Quisera estar perto de ti
Me aninhar em tuas asas
E não mais ter que partir

Quem dera ouvir sua voz 
Anjo meu
sussurrando em meu ouvido
Palavras reconfortantes
Ir até o paraíso

Me perco em meus pensamentos
Em gotas vem meu lamento
Estar longe de ti
É hoje meu maior tormento.

Por Sônia Regina
imagem internet



sábado, 31 de agosto de 2019

Agosto

Durante muitos anos carreguei um estigma sobre o oitavo mês do ano que há séculos trás com ele inúmeras falsas crendices e superstições.
Este mês realmente me deixa sempre em alerta porque vivi experiências extremamente dolorosas em Agosto começando logo no 1° dia do mês.
Resolvi então, fazer diferente este ano; eu vou  agradecer a  Agosto por ter saído dele mais forte do que em todos os outros anos, agradecer por ter tirado dele  uma das maiores e mais duras lições e talvez uma das mais dolorosas da minha vida,  principalmente aprendi que agosto é um mês onde a gente faz uma "faxina" no corpo e na alma, descarta o que não foi bom para ser renovado.
Bem vindo seja Setembro!

terça-feira, 28 de maio de 2019

Se você me ama, não chore.

Se você conhecesses o mistério insondável
do céu onde me encontro….
Se você pudesse ver e sentir
o que eu sinto e vejo
nesses horizontes sem fim
e nesta luz que tudo alcança e penetra,
você jamais choraria por mim.

Eu estou agora absorvido pelo encanto de Deus,
por suas expressões de infinita beleza.

Em confronto com esta nova vida
as coisas do tempo passado
são pequenas e insignificantes.

Conservo ainda todo o meu afeto por você
e uma ternura que jamais
lhe pude em verdade revelar.

Amamo-nos ternamente em vida,
mas tudo era então muito fugaz e limitado.

Vivo na serena expectativa da sua chegada,
um dia, na bondade de Deus, entre nós.

Pense em mim assim: nas suas lutas
pense nesta maravilhosa morada,
onde não existe a morte;
onde, juntos, viveremos o enlevo mais puro
e mais intenso,
junto à fonte inesgotável da alegria e do amor.

Se você verdadeiramente me ama
Não chore mais por mim!

“EU ESTOU EM PAZ = NO SENHOR!”

(de autor desconhecido)

quarta-feira, 15 de maio de 2019

"Gaiola de ouro/gaiola de prata" Fábula


"Gaiola de ouro, gaiola de lata "

Dois pássaros em gaiolas paralelas começam a se enfrentar, em determinado momento o pássaro azul,  altivo grita:

_A minha gaiola é de ouro,  a sua é de latão seu "pardalzinho" sem utilidade.

_Mas a minha gaiola  tem a portinha aberta, posso sair quando quiser. Você não! - Respondeu o pardal tentando ser reativo.

_Ahh é??? E vai aonde pensa que vai com estas asas cortadas? - Retrucou o pássaro azul - E a sua portinha não fica aberta... ela está quebrada.

Desdenhou saltitante o pássaro azul, fazendo com que o pardal olhasse para sua asa e constatasse a verdade. Suas asas eram cortadas e lhe impediam de voar.
Entristecido,  calou-se por dias o pardal; não comeu e não saiu do canto da gaiola, enquanto o "gaiola de ouro" cantava feliz desdenhando do vizinho inutilmente até sentir um vazio imenso.

Pulava e piava na gaiola tentando provocar uma reação no pardal vizinho que já não tinha mais o mesmo brilho e suspirava no seu cantinho.

Na manhã seguinte, ao tirarem a capa da "gaiola de ouro", a primeira coisa que o pássaro azul fez foi olhar para o pardal. Ao ver que a gaiola de latão estava vazia e 
Observar a mulher chorando, entendeu o que estava acontecendo, o pardal havia morrido.

Uma profunda tristeza se abateu sobre o pássaro azul da "gaiola de ouro" e ele parou de cantar.
O único brilho que se via era o da sua "gaiola de ouro".
Por anos viveu sozinho, triste e sem cantar, arrependido pelo que havia feito, por orgulho e altivez disse uma verdade que não precisava ser dita.

Moral da história:

Jamais mate a esperança de alguém, muitas vezes é a única coisa que lhe dá forças pra viver.
Há verdades que não precisam ser ditas.

Por Sônia Regina

Imagem da internet

domingo, 21 de abril de 2019

Para refletir

O que será que os homens não conseguem entender ainda, em meio a tantas tragédias?
Penso que quando passarem a valorizar mais o "ser" que o "ter"  pode ser que tenham aprendido algo.
Está faltando olhar para o próximo de verdade, não só por vaidade ou marketing pessoal, mais com carinho verdadeiro de quem é igual a você em espirito.
Se o mundo acabar hoje, o que você leva nas mãos? Não leva nada! Ninguém levará um grão de areia daqui, nem baús ou cofres, apenas o bem e os sentimentos que cultivaram no coração em sua passagem por este maravilhoso e generoso planeta!
Esta é apenas uma reflexão de um ser humano e cidadã comum como eu.
Uma reflexão sobre alguns acontecimentos que vem ocorrendo em 2019, os que mais foram comentados pela mídia. Não me prendi aos inúmeros acontecimentos diários pelo Brasil e pelo  mundo.
Começando:

Rompimento da Barragem de Brumadinho em 25.01.2019  deixa
228 mortos identificados
49 desaparecidos
395 localizados

11.02.2019 incêndio no alojamento do Flamengo no ninho do urubu deixa
10 mortos

11/02/2019 um acidente tira a vida do jornalista Ricardo Boechat e o piloto
02 mortos

11/03/2019 Forte chuva na grande São Paulo  12 mortos

13.03.2019  O massacre de Suzano 10 mortos

12/04/2019 Desabamento de prédios em Muzema no Rio de janeiro 20 mortos (até o dia em que escrevi)

15/04/2019 Um incêndio violento atinge a Catedral de Notre Dame em Paris  Nenhuma morte humana mas a morte de anos de história.

17/04/2019  Acidente de ônibus na ilha da Madeira em Portugal 28 mortos

Hoje 21 de abril oito explosões causaram 150 mortos no Sri Lanka.

Se você leu este textão, eu assumo, é porque você vibra na mesma sintonia que eu e nos sabemos que a vida é muito mais preciosa do que a maioria imagina. A razão da vida não é possuir bens terrenos, mais aprender a compartilhar, dividir, respeitar e amparar.
Ninguém sabe a verdadeira missão nesta esfera, então vamos evoluir fazendo multiplicar o que temos em abundância, sentimentos!
Semear bondade, gerar mais amor e assim transformar a terra.
Gratidão por ter lido meu texto!

Sônia Regina

terça-feira, 16 de abril de 2019

Poemas

Poemas são gritos
de alerta
de alegria
de paixão
ou decepção.
Gritos de amor
de dor
de fé
e as vezes de  desabafo!
Poemas são gritos
que só o papel é capaz de suportar!