quinta-feira, 28 de julho de 2016

A vaga

Uma grande empresa selecionou dez candidatos para concorrer a uma vaga.
Cada candidato foi entrevistado em particular.
Em seguida, foram levados a uma sala.
Já acomodados, receberam uma pasta da selecionadora que lhes explicou:
“_ Esta pasta contém três textos.  Vocês devem escolher o texto cujo tema mais lhe agradar.

Podem também, se desejar, optar por ler dois ou os três textos.  Não será a quantidade de textos lidos que garantirá a vaga. O tempo é livre e ao terminarem, façam no espaço reservado abaixo, as suas observações sobre a leitura, entreguem a pasta e estarão liberados.
Retornem na próxima segunda feira no mesmo horário para o resultado da seleção.
Boa sorte à todos.”
Todos abriram suas pastas pegaram os três textos:

1° tema - A importância da leitura
2º tema - Aproveitando as oportunidades
3º tema - Como impressionar as mulheres

“Bacana”, apelido de um dos dez candidatos pensou: 
 “Já que ler um ou três textos, não pesará na escolha do candidato, não vou ler os outros.” 
 Tirou da pasta o texto mais curto “Aproveitando as oportunidades.”  O mesmo tema foi o escolhido por outros cinco candidatos. Todos saíram  da sala após entregar as pastas, sorrindo satisfeitos, com cara de “Dever cumprido”. 
Três, dos dez candidatos escolheram o tema  “Como impressionar mulheres”.
Um único rapaz de nome José,  foi o último a entregar a pasta, bem depois dos outros candidatos.
No dia marcado para o retorno, todos compareceram na certeza que seriam “o escolhido”.
Foram acomodados na sala.
A selecionadora anunciou:
“_ Bom dia á todos, como sabem já fizemos a escolha do candidato!
O perfil do escolhido, foi o ideal para a vaga em questão!
Nós nos comprometemos a ficar com o contato de cada um, assim que houver um outro processo seletivo que se encaixe em seus perfis, entraremos em contato.
Agradecemos á todos pela participação! 
Alguém tem alguma dúvida? "
Todos começaram a fazer questionamentos.
A selecionadora, então lhes fez uma pergunta:
“_ Porque não perguntamos ao José, que foi o candidato escolhido, o que ele fez de diferente para ficar com a vaga? Depois, cada um de vocês analise em seu íntimo, se foi justa ou não a escolha dele!“
Todos concordaram. José caminhou até a frente obedecendo ao sinal da selecionadora e falou:
“_ Senhora, foram passados três textos idênticos aos dez candidatos, entre eles eu. Todos tivemos a mesma oportunidade e liberdade para escolher qual e quantos textos iríamos ler.
Eu li os três textos, não porque eu queria me sobressair aos demais, mas porque se a vaga fosse minha, em algum momento, estas informações poderiam ser importantes, mesmo parecendo palavras sem coerência ou sem importância, eu senti que cada um daqueles textos poderia ser útil para meu trabalho caso a empresa me escolhesse. Não me preocupei em acabar de ler rapidamente ou em saber qual seria minha carga horária, eu li, interpretei, filtrei cada uma das informações, eu li com seriedade, porque eu queria a vaga, e para isso, eu tinha que dar o melhor de mim.”
A selecionadora, deu um discreto sorriso, todos os candidatos foram se retirando e parabenizaram José, entenderam que a vaga estava nas mãos da pessoa certa!

“Nunca deixe de lado o hábito de ler para que a preguiça nunca seja maior que a vontade de alcançar seus objetivos”

A empresa e as personagens desta história não são reais.
Por Sonia

Nenhum comentário:

Postar um comentário